quinta-feira, 10 de maio de 2012

MINICURSO E OFICINA DE TEATRO

ESTADO DE MATO GROSSO  SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
                  ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE CÁCERES
                  ESCOLA ESTADUAL “ONZE DE MARÇO”
                        ENSINO MÉDIO INOVADOR
ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROFISSIONALIZANTE – EMIEP
                    TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - TEMA


MINICURSO E OFICINA DE TEATRO


Ministradores:
Romilda Rosane Schirmann Braga
Cilene Ramos
Glória B. Perez
Maria Fátima Yunes
Ivone Viturino
Shirley Marques

1. INTRODUÇÃO
Pensar em Teatro, antes de tudo, é pensar em Arte, é ter em mente que a formação do indivíduo é mediada pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade. Pensar na escola, neste contexto, é ter claro que, entre outros aspectos, ela muitas vezes transforma-se num dos únicos meios de contato de nossos alunos com a Arte, principalmente em nossa cidade, que possui uma grande carência de espaços culturais destinados a população.     
A ideia de criar um minicurso- oficina de teatro, além de servir como uma atividade diferenciada na escola servirá como base para a elaboração de um Projeto Interdisciplinar de Teatro na Escola. Interdisciplinar porque de acordo com os PCN+ do Ensino Médio (1999), o teatro e demais artes audiovisuais significam, a busca de pontos de interseção e, por vezes, a ênfase na separação entre as áreas e disciplinas, de modo a garantir que à classificação dos conteúdos de ensino de cada disciplina corresponda também à possível articulação entre conteúdos de diferentes disciplinas.
O teatro vai mais além, é através dele que acontece a representação de uma determinada cultura. Dentro dessa perspectiva o aluno passa a ver a arte como expressão, comunicação e representação individual, levando-o a compreensão e utilização de técnicas, procedimentos e materiais artísticos, dando valor em diferentes culturas e na vida dos indivíduos.
2. OBJETIVO

Proporcionar breve conhecimento técnico de aprendizado teatral, através da socialização, desenvolvendo de maneira lúdica e espontânea, a fim de promover a autonomia com base no respeito das individualidades, tendo como princípio o contexto social, cultural, étnico e econômico dos alunos, valorizando os saberes e a percepção de estruturas rítmicas, da fala, do controle corporal e de expressões emocionais, fortalecendo assima auto confiança, superando bloqueios e inseguranças.
3. JUSTIFICATIVA

        A proposta do MEC com o Ensino Médio Inovador é buscar a articulação das dimensões: trabalho, ciência, tecnologia e cultura no currículo do ensino médio. De acordo com o documento oficial, trata-se de um programa de apoio para promover inovações pedagógicas das escolas públicas estaduais e federais, com o foco no currículo e na comunidade escolar. O Conselho Nacional de Educação enfatiza que “ninguém mais do que a própria comunidade escolar conhece a sua realidade e, portanto, está mais habilitada para tomar decisões a respeito do currículo que vai, efetivamente, ser praticado”.
         Dentro dessa Inovação do Ensino Médio, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite aos alunos a utilização das diferentes formas de linguagem como: a corporal, a verbal, a plástica, a escrita, entre outras. O teatro da ao aluno a capacidade de expressar suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e autoconfiante, com isso, ser capaz de promover ações interagindo de maneira eficaz no ambiente escolar e na própria sociedade.
            Já para Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante, no Curso Técnico em Meio Ambiente, o teatro é uma forma de abordar questões ambientais, postura critica e a capacidade de se expressar futuramente como profissionais do meio em que vão trabalhar.
            A escola por trabalhar com a inclusão, principalmente de Deficientes Auditivos (DA), também tem no teatro a possibilidade de interação desses alunos com os demais, servindo assim não apenas como inclusão, mas para proporcionar ações de interação entre eles e a comunidade escolar, além de despertar a curiosidade para aaprendizagem  da Língua Brasileira de Sinais – LIBRA, pelos alunos e professores auditivos.
4. METODOLOGIA

- A oficina aconteceráatravés de inscrições na própria escola com numero máximo de 20 alunos por período.
 - Realização de dinâmica para que o aluno se sinta bem recebido, e desenvolva a autoconfiança inicial para as atividades seguintes.
- Definição de teatro e dos diferentes gêneros teatrais, com ênfase nos gêneros Auto, Comedia e Drama.
- Distribuição de monólogos (pequenos textos), para que os alunos demonstrem sua atuação de acordo com os textos recebidos.
- Seleção dos seis (06) alunos, que demonstrar melhor atuação perante os demais.
- Distribuição da peça teatral ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Auto da Barca do Inferno  do autor Gil Vicente .
- Adaptação do texto, utilizando outras palavras e expressões de diferente cultura e período.
- Momentos de ensaio.
- Apresentação da Peça Teatral  Auto da Barca do Inferno  adaptada para a comunidade escolar.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS (MATERIAIS E/OU FINANCEIRO)

Quadro negro, giz, papel A4, impressora, máquina fotográfica,  Notebook, livro, lápis, caneta.

6. RESULTADO ESPERADO

 Com o Minicurso/Oficina de Teatro, espera-se o despertar dos alunos participantes bem como os demais da comunidade escolar para a importância da atividade cultural, em especial o teatro para o despertar artístico, o processo de aprendizagem, autoconfiança individual, fonte de lazer e convívio social.
Outro fator a ser considerado, é que esse Minicurso/Oficina de Teatro, servira deexperiência para a elaboração e execução do Projeto de Teatro na Escola: Incluindo, transformando e evitando a evasão escolar através do teatro – ITEEET.

7. CRONOGRAMA

As inscrições dos alunos interessados em participar do Minicurso/oficina de teatro será no dia 08 de Março de 2012, na primeira aula de cada período.
OMinicurso/Oficina de Teatro acontecerá na sala de recursos audiovisuais da Escola Estadual “Onze de Março”, durante os (03) três períodos do dia 08 de Março de 2012, e terá no máximo 3h de duração. No dia 09 de março de 2012 será a apresentação da peça teatral que foi trabalhada durante minicurso/oficina do dia anterior para os alunos e demais profissionais da escola presentes, em seus respectivos períodos.



Relatório

No dia o8 de março de 2012nas dependências da escola Estadual Onze de Março , nos períodos matutino ,vespertino e noturno ,foi efetivado   o minicurso intitulado  “Artes cênicas no chão da escola” , ministrado pelos professores da área de linguagem,incluindo os alunos surdos , e  Biologia. Foiutilizada uma metodologia interdisciplinar para que os alunos  sentissem que o conhecimento não tem fronteiras.  A participação dos discentestanto do EMIEP quanto do Ensino Médio Inovador demonstraram interesse e apreciaram as atividades propostas. Descobrimos talentos natos nos demonstrando a necessidade em trabalharmos mais o Teatro como forma de desenvolvimento corporal, cênico e sensibilidade.
            O início das atividades aconteceram a partir de uma dinâmica em que os alunos puderam demonstrar os mais variados tipos de sentimentos .Em seguida foi abordado conceito de teatro , gêneros teatrais relacionados com a dinâmica citada acima. Para aseleção dos participantes da peça teatral  “Todo Mundo e Ninguém” do autor Gil Vicente,foi entregue monólogos para que pudessem mostrar seu desempenho artístico,
que foram classificados onze participantes. Logo após foi feita nova seleção onde apenas seis foram selecionados para a efetivação da peça.
            Após todas essas etapas os alunos fizeram uma adaptação do texto à linguagem contemporânea. Parao encerramento dessa primeira etapa os mesmos permaneceram no local, estudando o texto, analisando o perfil de cada personagem e ensaiando para posteriormente socializá-la no dia nove de março de 2012,para o encerramento do minicurso.
            A equipe engajadana realização do minicurso fez uma avaliação do que foi realizado e apontou os pontos positivos:Interesse dos alunos; responsabilidade; organização;dinamismo e desenvoltura.
Pontos negativos:espaço apropriado para a realização das atividades; recursos materiais tais como:  xérox, câmera  fotográfica, aparelho de  som, microfone sem fio.  Entendemos que a escola até o presente momento não recebeu recursos do PDE para que pudesse proporcionar esses recursos.
                Os professores envolvidos no minicurso foram:
Área de linguagem
- Cilene Ramos
- Glória Branca Perez Prado
- Ivone Vitorino Costa
-Maria Fátima Lopes Yunes
SALA MULTIFUNCIONAL:
-Marilucy Silva
Ciência da Natureza:
Romilda Rosane Schirmann Prado

Participantes do minicurso de teatro

Alunos do 1º ano matutino:
                  1º anoA
- João Victor da Silva Carvalho
- Maria Eduarda de Melo Silva
- Alexandra Ferreira
- Luiz Felipe R. da Silva

                  1º anoB
- Adriana E. de Carvalho
- Karina Garcia Yalyo
- Fabio M. Leite
- Willian Fraga Nascimento

                 1º ano C
- Wesley Surubi Fernandes
-Letícia Arcanjo – 1º ano D

                 Sala H
- Letícia Araújo Dias

      Alunos do 2º ano

            2º anoA
- Karinyalves Ribeiro
- Jenifer Bastos de Oliveira
- Alexandra Ferreira
- Letícia Gabriela Posto
- Renan Nascimento
- Marilza Ferreira da Fonseca
- Daniele Lima Barbosa
- Crislaine Aparecida Cardoso
- Ana Paula Ortega da Silva
- Aroldo Junior da Silva Schleich
- Aparecido Campos Silva
- Angela

           2º anoB
- Eliane Santana
- Maria Aparecida Ribeiro

          2º ano C
- Jeferson Aparecido Ribeiro
- Matheus Gonçalves da Silva Araújo Costa
- Lucas Almeida de Queiroz
- Ronoilson Farias M. Balbuena
- Hellen Ranata da Silva Souza

                   Alunos do EMIEP
- Edson Carneiro da Fonseca
- Willian Fraga nascimento – 1 Semestre B
- Ângela Carolina – 3º Semestre
- Letícia Arcanjo – 1 D
- Aroldo J. S. Schleich – 2 A
- Edson – 1° A Semestre
- Ângela – 3° A Semestre
- Francinere Pinheiro Silva – 7º B
            Alunos do Vespertino
- Sueli Romão de Queiroz
- Elizandra Silva Maciel – Surda 3º C
- Eloise de Almeida Peixoto
-Karen Cristina da Silva
- Manoela Gomes
- Maria Ronilda A. Arruda
- Hemily L. de S. Correia
- Herike Vargas
- Ítalo Gama
- Iracema Marques Figueredo
- Jackeline Garcia da Silva
- Priscila b. Bochilof
-Taylaine Gatti Rodrigueus
- Nayara Alves
- Matheus Holando
- Gabriel Andrade
- Raisa Mara M. de Carvalho
- Shirley da Silva Monteiro –Surda 2º E

           Alunos do Noturno
- Daiane
- Eduardo Fontes- 3º G
- Andréia – 2º H
- Denaldick – 2º H
- Fabio – 2º H
- Alan Geter
- Eduardo 2º I
- Daniele – 2º I
- Thaís –
- Viviane
- Joel
- Polyana

Nenhum comentário:

Postar um comentário