A proposta do MEC com o ensino Médio Inovador é buscar a articulação das
dimensões: trabalho, ciência, tecnologia, e cultura do currículo do ensino
médio. De acordo com o documento oficial, tratamos de apoiar este programa
para
promover inovações pedagógicas na Escola Estadual "Onze de Março"
focando-nos na fluência do currículo e na interação de todos os
segmentos da comunidade escolar. O Conselho Nacional de Educação
enfatiza que “ninguém mais do que a própria comunidade escolar conhece a
sua
realidade e, portanto, está mais habilitada para tomar decisões a
respeito do
currículo que vai, efetivamente, ser praticado”.
SEJA BEM VINDO AO ENSINO MÉDIO INOVADOR EM CÁCERES
Nas principais festas da cidade de Cáceres, no
dia 25 de agosto, festa de São Luiz e 06 de outubro, comemora-se o aniversario da
cidade, a culinária sempre se destacou com seu prato típico cacerense (caldo de
piranha, bagre ensopado, mojica de pintado, Maria Izabel, etc.), dessa forma
sempre esteve presente e com enorme representatividade cultural nas
festividades local. No dia 09 de março de 2012, as vésperas do aniversario de
64 anos da Escola Estadual “Onze de Março”, pretendemos estender nesta data
festiva uma manifestação cultural da cidade de Cáceres ao compormos um dos seus
pratos mais apreciado, Maria Izabel (arroz com carne seca e farofa de banana),
e dessa forma celebrar juntamente com a comunidade escolar esta data
comemorativa, oferecendo um mini curso e oficina aos alunos participantes de como
elaborar o tão delicioso prato.
No dia nove do mês de março do ano de dois mil e
doze, no período matutino, na Escola Estadual “Onze de Março”, foi realizado o
minicurso de “Maria Izabel” e para acompanhar farofa de banana.
Depois de cozida, dividimos a soja, 500g para a salada acrescentando tomate, pimentão, pimenta de cheiro, cheiro verde e tempero a gosto, 500g foi temperado com os mesmos ingredientes da salada acrescentando cebola e levamos ao fogo para refogar.
Misturamos a farinha de
mandioca e estava pronta uma deliciosa salada e farofa de soja.
Emanuelle e Vilma (merendeiras da escola)
fizeram uma fala sobre a contaminação, higiene, manipulação dos alimentos e a
quantidade necessária para a elaboração da receita, elas também sugeriram substituir a farofa de banana , uma fruta
muito consumida e muito calórica, por farofa e salada de soja.
Graciela, professora da disciplina de Química,
também ministrante do mini curso, enfatizou aos alunos que a química faz parte
da nossa vida, querendo ou não vivenciamos no nosso cotidiano que vai desde a
escola até a cozinha de casa, que várias transformações acontecem, e como
preparo do prato “Maria Izabel” (carne seca com arroz), Farofa e Salada de
soja, demonstrou que é possível aprender química na cozinha, ou em qualquer
outro lugar, porque ela está presente em todas as atividades da humanidade. Quanto
aos ingredientes tem que ser balanceados, por exemplo, um copo de arroz para
dois copos de água, para o arroz ficar soltinho e macio, se a água for pouca,
vai ficar duro, se for muita vai ficar mole demais, como certo aluno disse “vai
ficar como o famoso arroz unido venceremos”.
Professoras, merendeiras, coordenadora (ministrantes) e alunos participantes degustaram uma deliciosa “Maria Izabel” acompanhada de farofa e salada de soja. Essa culinária foi aprovada por todos os participantes que ficaram felizes por terem tido aula de matemática e química, fora da sala de aula, sem se preocupar com fórmulas e mais fórmulas, oportunizando e demonstrando aos mesmos uma dinâmica diferente e gostosa de aprender. São conhecimentos adquiridos que eles não vão esquecer, pois, viram, ouviram, prestaram muita atenção em cada fala, participaram e praticaram matemática e química cozinhando pratos deliciosos.
Professoras, merendeiras, coordenadora (ministrantes) e alunos participantes degustaram uma deliciosa “Maria Izabel” acompanhada de farofa e salada de soja. Essa culinária foi aprovada por todos os participantes que ficaram felizes por terem tido aula de matemática e química, fora da sala de aula, sem se preocupar com fórmulas e mais fórmulas, oportunizando e demonstrando aos mesmos uma dinâmica diferente e gostosa de aprender. São conhecimentos adquiridos que eles não vão esquecer, pois, viram, ouviram, prestaram muita atenção em cada fala, participaram e praticaram matemática e química cozinhando pratos deliciosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário