sábado, 8 de dezembro de 2012

Banco de dados e Games

Com o intuito de proporcionar uma aula diferenciada e atrativa o professor Antônio da disciplina de Introdução ao Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados realizou uma aula onde explica os conceitos principais de Estruturas de Sistemas de Banco de Dados aplicado aos games, onde os alunos 2º Semestre do curso Tecnico em Meio Ambiente puderão perceber uma aplicação prática da disciplina através de alguns conceitos explicados e ilustrados pelos jogos virtuais.


Pré-banca de TCC com 6º Semestre do EMIEP

Durante o mês de novembro tivemos a oportunidade de realizar um seminário de pré-banca com os alunos do 6º semestre do curso tecnico em meio ambiente da Escola Estadual Onze de Março, o objetivo é de orientar os alunos quanto a elaboração dos slides, o direcionamento e metodologia da pesquisa para que no próximo semestre estejam mais familiarizados como é um trabalho de conclusão de curso e como é passar por uma banca de avaliação. Parabéns aos alunos pelos diversificados e importantes temas escolhidos.






sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SEMANA DE APRESENTAÇÃO DAS MESAS REDONDAS COM OS ALUNOS DO NOTURNO

MESA REDONDA

ONDE COMPRAR ESTANTES DE LIVROS?

A propósito do artigo do colunista e economista Cláudio de Moura Castro da revista VEJA, foi debatido o problema da leitura ou do hábito da leitura pouco praticado pelos brasileiros. No debate foi levantada a questão de que a leitura deve ser praticada não apenas no sentido utilitário ou seja, a busca de uma aprovação em concursos, na escolha de uma profissão ou para prestar exames em vestibulares e ENEM. Mas, sobretudo, a leitura deve ser o exercício para o aprimoramento pessoal.


 COMPONENTES DA MESA (ALUNOS DO 1ºJ NOTURNO)


 PARTICIPANTES CONVIDADOS


COORDENADORES DA MESA, PROFESSORES: NEPOMUCENO, JULIANA E PAULO

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Momento Cívico

A PÁTRIA DEPENDE DE VOCÊ TAMBÉM!
Em virtude da Semana da Pátria, alguns alunos e professores da Escola Estadual Onze de Março preparou um momento cívico, onde ocorreram apresentações músicais, recitação de poesias, etc.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

22 de Agosto - Dia do Folclore



A palavra folclore foi criada pelo arqueólogo (cientista que estuda o passado da humanidade através de vestígios materiais) inglês William John Thoms, que no dia 22 de agosto de 1846 usou essa palavra pela primeira vez em um artigo publicado na revista The Athenaeum. Ele juntou os termos “folk”, que significa "povo", e "lore" que significa "saber", para formar a palavra "folklore", com o significado de saber do povo, ou sabedoria popular. No Brasil, a letra K foi substituída pelo C e a palavra  passou a ser escrita "folclore".
Para comemorar esta data a Escola Estadual Onze de Março, através de seus alunos e professores encenaram lendas locais, apresentaram danças, personagens do folclore nacional e promoveram a degustação de bebidas e comidas típicas da região. 




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Torneio de futsal inter-classe

Alunos e professores participaram de torneio de futsal inter-classe, promovendo a integração/interação escolar por meio do esporte. Agradecemos a todos que estiveram presentes.



Alunos do curso tecnico em meio ambiente realiza mini city tour

Crianças de escolas públicas e particulares de Cáceres (MT) aproveitam o 32º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) para conhecer um pouco mais da história e do folclore do município e também para despertar a consciência ecológica. A expectativa é que cerca de seis mil crianças e adolescentes circulem pelos pontos turísticos centrais e passem pelas tendas ambientais montadas na praça Barão do Rio Branco até o final do evento.
Cada grupo de alunos realiza um mini city tour acompanhado por estudantes do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Onze de Março (CEONM). Na visita à Catedral São Luiz, os pequenos conhecem a lenda que conta os motivos que provocaram o desabamento da mesma por três vezes, entre 1919 a 1965.
Segundo a história, uma grande serpente vive adormecida no subsolo da igreja e ao se movimentar provocava o desabamento da mesma, até que a própria Nossa Senhora teria amarrado a serpente com fios de ouro do seu próprio cabelo evitando que a Catedral tornasse a vir abaixo.

Lygia Lima | Especial para o Caravana 
Fonte: http://www.caravanadaaventura.com.br/peixe-na-linha/reportagens/item/festiva-internacional-de-pesca-esportiva-leva-conhecimento-as-criancas-sobre-a-historia-de-caceres-e-ecologia



Área de Preservação Ambiental Destinado a Pesquisa

Esta aos cuidados da Escola Estadual Onze de Março a Área de Preservação Permanente - APP é destinada a Pesquisa Científica, tanto para o ensino médio regular, quanto para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional - EMIEP em Meio Ambiente. Aos alunos interessados em realizar pesquisa é só procurar os professores envolvidos nos projeto.





Gincana em Comemoração ao Dia do Estudante

     O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.
      Para comemora o dia do Estudante a Escola Estadual Onze de Março, realizou uma Gincana nos três turnos.





 

Formatura da primeira turma do EMIEP

Neste ano de 2012 tivemos a formatura da primeira turma do EMIEP - Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Meio Ambiente. Desejamos muito sucesso a todos os formandos, nesta nova caminhada que se inicia.


Reinaugurado o Laboratório de Informática


     Após um bom tempo parado, neste ano de 2012 na gestão do diretor Balmes Rojas Drulh e com apoio dos professores Marco Pagel e Luiz Antônio, foi reinaugurado o Laboratório de Informática da Escola Estadual Onze de Março. O laboratório é climatizado, separado por dois ambientes e com aproximadamente 30 computadores. A EEOM esta sempre procurando adequar sua infraestrutura, proporcionando a toda comunidade escolar um espaço favorável para uma educação de qualidade.




domingo, 8 de julho de 2012

SALA DO EDUCADOR



O Projeto Sala do Educador é voltado para a formação continuada dos profissionais efetivos e interinos (temporários) da unidade escolar, contribuindo para oferecer suporte teórico e prático ao professor e a todos os colaboradores da Instituição, através de temas/ textos que proponham a reflexão de sua práxis pedagógica, sua função e a melhoria das relações entre pessoas, culminando na busca pelo profissional ético e compromissado com suas atribuições. O fazer pedagógico se dará no espaço da escola durante o tempo destinado às horas atividades dos professores efetivos e aos professores temporários a disponibilização de momentos reflexivos serão sempre em horário inverso ao tempo de aulas. Quanto aos colaboradores, faz-se necessário também um momento de reflexão pois todos contribuem para um processo de formação holística do aluno, sendo esta de responsabilidade de todos e não somente do professor em sala de aula.


                                            
O século XXI, inevitavelmente é o século que em que mudanças se aceleram impulsionadas pelas novas linguagens, novas tecnologias, novos valores e conceitos. Tudo está em transformação. No ano de 2012, a Escola Estadual Onze de Março foi contemplada com um novo Programa do Governo Federal, o PROEMI – Programa do Ensino Médio Inovador. Este Programa propõe novas práticas, metodologias inovadoras para que haja uma aprendizagem significativa entre os jovens baseada na interrelação entre cultura, ética, trabalho e tecnologia. Esta nova modalidade de ensino se inicia como um desafio onde todos na instituição precisam superá-los.


                                             
A Sala do Educador reflete este momento onde se oportuniza os encontros, a troca de experiências, a possibilidade de novos estudos da teoria e da práxis, e em novas propostas metodológicas como ferramentas do trabalho diário em sala de aula e fora dela.
O Projeto Sala do Educador tem como foco acompanhar o processo pedagógico dos professores e colaboradores para que assim tenham subsídios necessários ao desenvolvimento de atividades que atendam os anseios dos alunos de forma a acompanhar o desenvolvimento sócio-educativo dos mesmos frente aos desafios do mundo globalizado, sempre exigente e excludente se não tivermos conhecimentos que nos auxiliem na minimização de problemas que a modernidade trouxe em seu bojo.  Os professores principalmente, sentem em suas práxis a necessidade de se adequarem ao tempo das tecnologias, nos mais diversos espaços de convivências pedagógicas. 


Hoje, a escola tornou-se o espaço público em que as relações pessoais, de poder e de decisões tendem a ser mais democrático e tolerante, onde o respeito à dignidade humana e  os valores éticos são exercitados como condição fundamental da garantia do direito à educação. A escolarização tem criado condições para o exercício da cidadania, promovendo todos no espaço escolar como agentes da difusão desse direito. 



Este projeto proporciona a todos a oportunidade de capacitação, promovendo encontros permanentes durante o ano letivo, realizando estudos, pesquisas, elaboração de projetos pedagógicos interdisciplinares, por áreas de conhecimentos ou individualizados por disciplinas, com o intuito de melhorar a produção de saberes, oportunizando espaço de trocas sempre pensando em proposituras para uma educação de qualidade, ética, crítica e humana.


COORDENADORAS:Rosângela Muniz,  Rosani Tarelow e Loianne Belloti Gottardi DIRETOR Balmes Rojas Drull, FORMADOR: José Humberto  Pinto (CEFAPRO Cáceres)  
PALESTRANTE: Ms Rinalda Bezerra (UNEMAT) "TENDÊNCIAS  NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"

Pensamos que a escola é o local que nos oportuniza a troca de saberes, que a nossa formação se faz através da preocupação com os problemas vivenciados diariamente em nossa práxis, que precisamos intervir na realidade dessa escola para que assim ela se torne um lugar de formação.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oficina textos dos alunos do CEOM 3º A, 3ºB, 3ºC e 3ºD

Oficina textos dos alunos do CEOM 3º A, 3ºB, 3ºC e 3ºD
Professora: Margarethe Pedroso Lino Pires
Professora de Estágio: Nancy Yung e Susanne Castrillon

Estagiários da UNEMAT: Janayna da Silva Neves, Kamylla Martos, Thainá Aparecida Ramos de Oliveira e Wellington Oliveira de Souza